Quais tipos de trabalho voluntário podem ser realizados em uma ONG?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Está pensando em se tornar um voluntário? É possível que você já tenha pensado em realizar algum trabalho voluntário, mas não soube por onde começar ou ainda a causa ao qual se engajar. Mas afinal, o que significa na prática ser um voluntário?

O trabalho voluntário trata-se de uma atividade, sem remuneração, que possui como objetivo promover uma causa ou desempenhar uma atividade que promova o bem social e comunitário.

Ele vai muito além de um trabalho com uma instituição filantrópica e pode se desenvolver de diversas formas.

Porque realizar um trabalho voluntário?

Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a ter o desejo de ajudar aos outros. Eles podem ser religiosos, sociais ou até mesmo políticos, independente da motivação, ele deve partir da vontade de promover o bem as outras pessoas, e não apenas para satisfação pessoal.

Claro, que com o tempo é comum que as pessoas envolvidas em projetos voluntários se sintam realizadas com suas ações, mas isso deve ser uma consequência deste ato, e não a motivação principal.

É preciso comprometimento com a causa apoiada e muita responsabilidade, pois apesar de não ser um trabalho formal e remunerado, as pessoas assistidas pela ONG ou instituição passam a depender dela para ter um meio de vida digno.

Quais os tipos de trabalho voluntário?

Opções não faltam para começar a voluntariar. O que é preciso decidir, é: o que lhe motiva a ajudar? Se atente àquilo que tenha conexão com sua história e que o faça realmente se entregar a atividade enquanto estiver presente. 

Confira algumas opções para começar a realizar o trabalho voluntário:

Doações

Não é apenas com o trabalho presencial que você pode contribuir, participar de campanhas de arrecadação de alimentos, medicamentos, itens de higiene pessoal, são boas maneiras de começar a ajudar.

É possível participar ajudando na divulgação da campanha ou ainda recolhendo as doações para a instituição. 

Voluntário Social

O voluntário social pode se envolver em diversas causas que promovam a sensibilização social, com a prestação de serviços. Esses projetos podem ser voltados para a educação de crianças com doenças crônicas, em hospitais levando alegria e apoio aos enfermos, em casas de repouso com o apoio emocional e colaborativo.

Animais e Preservação ambiental

O trabalho voluntário animal envolve ajudar animais de rua em condições de risco, abandono ou maus tratos. As ongs podem fazer trabalhos como a castração, vacinação ou mesmo o resgate de locais de risco para esses pets.

Já o trabalho voltado para a preservação ambiental, envolve ações para conscientizar a população dos impactos ambientais causados por indústrias, governos e a própria humanidade de forma geral. Essas ações podem ser voltadas também para animais selvagens que precisam de cuidados especiais por estarem em situações de risco.

Esportes

Existem diversas histórias de como o esporte transformou vidas, e ele possui um papel muito importante no voluntariado, pois através dele é possível ajudar jovens e adultos a terem uma perspectiva de vida melhor e com proposito. O esporte possibilita o desenvolvimento cognitivo e físico, além de ajudar com a autoconfiança.

Essas são apenas algumas opções disponíveis para quem está em busca de começar com o trabalho voluntário, mas existem diversas outras formas de ajudar ao próximo, e gradualmente é possível identificar aquilo que lhe irá fazer mais sentido em sua busca como voluntário.

Pronto para começar com o trabalho voluntário? 

A ONG Casa de Apoio Amor a Vida, possui o trabalho de ajudar crianças com doenças crônicas, de forma totalmente gratuita, ajudando-as com o pós-hospitalar. São prestados serviços de ajuda material, psicológica, jurídica e recreativa, levando crianças e familiares a terem novamente esperança de uma vida digna. Faça sua doação e transforme vidas.