Porque as ONGs estão sempre pedindo doações?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao contrário do que muitos acreditam, a maioria das ONGs não possui recursos próprios para se manter ou beneficiamento do governo. Assim as ONGs estão sempre pedindo doações para conseguirem se manter.

Mas, o que faz uma ONG?

A ONG, ou organização não governamental, trabalha para a contribuição de uma causa social. Elas são consideradas empresas do terceiro setor, pois suas atividades fazem parte do poder público. Sendo seu trabalho fundamental para a inclusão social.

Essas instituições não possuem fins lucrativos, e não fazem parte de órgãos do governo ou estado. Agindo por organizações de grupos sociais próprias, apesar disso, deve possuir registro em cartório, CNPJ e inscrição estadual.

Quais as atividades exercidas em uma ONG

As ONGs são formadas por grupos da sociedade que visam atender necessidades sociais existentes em diversas áreas. Dentre essas necessidades, estão atividades ligadas a complementação da edução, capacitação profissional, assistência social, atendimento a comunidades carentes, assistência a grupos de pessoas excluídas socialmente, assistência a crianças com doenças crônicas e povos indígenas.

São comuns também grupos de proteção aos animais, resgate de animais de ruas ou em situação de risco, preservação do meio ambiente, preservação de animais silvestres e busca por direitos políticos.

Essas são algumas das atividades exercidas pelas ONGs entre tantas causas que merecem atenção.

Como funciona a administração de uma ONG

Para administrar uma ONG o grupo de pessoas que a fundou deve registrá-la em cartório, criar o cadastro de pessoa jurídica, CNPJ e a inscrição estadual da instituição. Deve também possuir um regulamento de próprio para ser seguido.

A partir deste momento ela deve cumprir obrigações legais como qualquer empresa, como a contratação de um contador, para cuidar dos documentos legais e assinaturas da empresa.
Deve manter arquivado e sempre atualizado o livro de receitas e despesas.

Caso possua funcionários, eles devem ser devidamente registrados com todos os encargos e contribuições sociais pagos em dia.

Como as ONGs são financiadas?

A instituição não possui fins lucrativos, ou seja, possui personalidade jurídica, mas não tem como objetivo gerar lucro. As ONGs não são financiadas pelo governo, elas podem receber financiamentos para atuar em determinadas áreas as quais ele não consiga atender, porém, não são mantidas pelo poder público.

Assim todos os recursos dessas entidades deve provir de doações feitas pela sociedade, ou de parcerias com empresas privadas, que podem apoiar com doações de recursos materiais ou dinheiro para sua manutenção.

Como vimos, além da prestação de serviços gratuitos a comunidade elas precisam de recursos para manter todo o processo administrativo da ONG. Por isso, as ONGs sempre estão pedindo doações.

Para que possam continuar com o trabalho social e humanizado que executam, ajudando aqueles que precisam de apoio e não são alcançados pelo governo. Por isso, é importante a contribuição da sociedade com as ONGs, um ato que irá gerar o bem social na totalidade.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Acesse nosso site e entenda como a Ong Casa de Apoio Amor a Vida transforma a vida de tantas crianças com doenças crônicas através do amor e esperança. Aproveite para fazer a diferença com sua doação.