Doenças crônicas são caracterizadas por longos períodos de duração sendo que em muitos casos exigem constantes cuidados médicos e internações hospitalares. Para uma criança, é uma situação delicada, pois ela está em uma fase de desenvolvimento através das brincadeiras e interação social.
A brincadeira ajuda a criança a se expressar, desenvolver a criatividade e seu bem-estar físico e emocional. Quando ela se encontra hospitalizada ou impedida de praticar esta atividade devido a limitações impostas pela doença, podem ocorrer situações de dor, sentimentos negativos e até a ociosidade.
Por isso, a recreação para crianças com doenças crônicas tem extrema importância para seu desenvolvimento. Ela estimula ludicamente a criança, minimizando os sintomas ao qual ela sofre e os efeitos negativos gerados pela constante hospitalização.
Benefícios da recreação para crianças com doenças crônicas
As atividades lúdicas oferecidas através da recreação trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento da criança, entre eles, podemos destacar alguns como:
- Proporcionar que a criança se expresse socialmente, promovendo o contato social dela com outras crianças ou outras pessoas de modo a desenvolver sua capacidade funcional.
- Trabalhar sua imaginação, com brincadeiras de faz de conta que potencializam o desenvolvimento de sua criatividade e interação.
- Promover momentos de lazer e experimentação lúdica para a criança, tornando-a mais ativa e com energia.
- Integrar a criança com brincadeiras que ajudem em seu desenvolvimento intelectual como jogos e brinquedos próprios.
- Permite que a criança tome as próprias decisões ao escolher como deseja brincar, incentivando sua autonomia.
- Criação de laços com outras crianças, permitindo momentos de diversão e socialização, reduzindo o estresse causado pela hospitalização.
- Ajuda em seu desenvolvimento social, cognitivo e motor.
São muitos os benefícios proporcionados pela recreação, será através dela que a criança se sentirá acolhida na situação em que vivência, permitindo que crie vínculos profundos com outras crianças que estão passando por situações semelhantes e elas, ajudando-as a aliviar suas angústias.
Através destas atividades são notados também a reparação dos laços familiares, que podem ficar fragilizados devido aos problemas gerados pela doença crônica. Dessa forma os pais podem se divertir com seus filhos e conhece-los melhor fortalecendo os vínculos entre eles.
Como vimos, é de extrema importância a recreação para crianças com doenças crônicas, uma vez que, o ato de brincar está intrinsecamente ligado ao seu desenvolvimento motor, social e cognitivo. Contribuindo para a qualidade de vida da criança e de seus familiares.
Agora que você já conhece todas as vantagens da recreação infantil, que tal compartilhar em suas redes sociais e ajudar a conscientizar amigos e familiares sobre esse assunto?